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Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Leitura, análise e interpretação de exames laboratoriais e complementares relacionando-os aos diagnósticos de enfermagem. Estudos e discussões de casos clínicos nos diversos ciclos vitais. Estudo das normas, métodos e procedimentos de coleta, transporte e processamento de amostras clínicas para o diagnostico microbiológico. Estudo teórico e prático da metodologia empregada para o diagnóstico microbiológico das infecções humanas e para a avaliação da sensibilidade aos antimicrobianos.Estudar, de forma integrada, os principais agentes etiológicos da doença, e os mecanismos de defesa dos organismos. Relacionar a patologia com a microbiologia como as infecções.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
O Ambiente Laboratorial. Controle de Qualidade Interna e Externa. Validação em Análises Clínicas. Processo Estatístico de Controle. Noções de Gestão de Qualidade. Programas de Calibração Intralaboratorial. Avaliação da Qualidade, ISO e Acreditação em Laboratórios (Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda. – PNCQ, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC). Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos, químicos. Infectantes, biológicos e radioativos. Interferentes. Coleta de Material Biológico. Normatizações aplicadas pela Vigilância Sanitária.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Propriedades Gerais dos Vírus. Estrutura Viral. Replicação Viral. Vírus e Câncer. Príons e Viroides. Morfologia Bacteriana. Região Nuclear ou Nucleoide.
Isolamento e identificação de bactérias envolvidas nas doenças humanas. Coleta, transporte e processamento de amostras clínicas. Bactérias autóctones e patogênicas para o ser humano. Diagnóstico microbiológico das diferentes infecções bacterianas. Provas de susceptibilidade de antimicrobianos. Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames bacteriológicos, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança. Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais. Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames bacteriológicos. Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, reativos, reagentes e equipamentos.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Estrutura renal, filtração glomerular, fluxo sanguíneo renal, regulação do volume de líquido extracelular. Fisiopatologia renal. Métodos de assepsia e coleta. Estudo dos caracteres gerais como: aspectos da urina, cor, pH, viscosidade e exame quimico. Determinação microscopica do Sedimento e contagem de células. Urina de 24 hs e Clearance de creatinina. Equilíbrio ácido-básico, diuréticos. Automação em Uranálise. Litíase e Cálculo Renal. Uréia. Creatinina. Ácido Úrico. Marcadores protéicos da função renal. Avaliação Laboratorial. Diagnóstico de parasitoses intestinais: obtenção, preservação e coloração de parasitos em amostras de fezes, métodos qualitativos e quantitativos; métodos alternativos de diagnóstico de parasitos intestinais. Diagnóstico de parasitos tissulares: coleta de amostras e métodos de diagnóstico. Diagnóstico molecular e imunológico de parasitos. Redação de laudos de exames parasitológicos. Controle de qualidade em laboratórios de parasitologia.
Conceitos e objetivos da hematologia. Metodologia hematológica clássica e atual. Automação hematológica. Células tronco. Hematopoese. Morfologia normal das células sanguíneas. Imunofenotipagem. Hemoglobinas normais e hemoglobinopatias. Eritrograma. Imunohematologia: grupos sanguíneos. Hemoderivados e hemocomponentes do sangue. Triagem sorológica na hemoterapia. Fenotipagem, dos antígenos eritrocitários.
Amostras biológicas utilizadas no diagnóstico de patologias. Parâmetros sorológicos para interpretação dos testes de diagnóstico imunológico. Princípios e aplicações dos testes de diagnóstico imunológico: precipitação, imunodifusão, aglutinação, hemaglutinação e fixação de complemento, reação de imunofluorescência direta e indireta, radioimunoensaio, teste ELISA direto e indireto e Teste Western Blotting. Redação do resultado de exame sorológico
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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