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Elabore e analise laudos periciais e relatórios de auditoria. Planeje, implemente, monitore ações e projetos.
A Auditoria Ambiental é considerada uma das principais estratégias capaz de enfrentar os desafios presentes e futuros, tanto na gestão ambiental como na apresentação de soluções capazes de minimizar os impactos ambientais negativos que normalmente acompanham o desenvolvimento socioeconômico de um país ou de uma região. Assim, o curso de especialização em Perícia, Auditoria e Análise Ambiental capacita os profissionais compromissados com o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a manutenção da qualidade do meio ambiente, fornecendo embasamento teórico associado aos aspectos práticos, para que os futuros profissionais da área possam atuar de maneira consciente e criteriosa em diversos segmentos da sociedade, reduzindo os riscos a que são expostas as populações pelo comprometimento da sua saúde e qualidade de vida.
Formar especialistas capazes de transmitir informações atualizadas sobre a perícia e auditoria ambiental, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento político-cultural e socioeconômico do país. Específicos: • Proporcionar o uso de técnicas e ferramentas modernas para a prática da Perícia e Auditoria Ambiental; • Assegurar uma formação sustentada numa visão integrada das questões Ambientais, Econômicas, Sociais e Tecnológicas, objetivando contribuir na promoção de um desenvolvimento equilibrado e sustentado; • Capacitar o aluno a desenvolver características empreendedoras, de liderança, de trabalho e integração em equipe, de enfrentar e resolver desafios considerando a viabilidade tecnológica e legal existente e os seus efeitos no ambiente; • Desenvolver análise crítica para os problemas ambientais; • Proporcionar conhecimentos para o desenvolvimento e gerenciamento da gestão do meio ambiente; • Preparar tecnicamente profissionais para executarem auditorias e/ou consultorias ambientais; • Educar e motivar para a Educação ambiental.
Em termos gerais, a metodologia será estruturada e desenvolvida numa dimensão da proposta em EAD, na modalidade online visto que a educação a distância está consubstanciada na concepção de mediação das tecnologias em rede, com atividades a distância em ambientes virtuais de aprendizagens, que embora, acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas que se interagem através das tecnologias de comunicação. É importante salientar que a abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão torna-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Fornecerá aos alunos conhecimentos para desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
O especialista em Perícia e Auditoria Ambiental poderá atuar no planejamento, coordenação e implantação de sistemas de crescimento sustentável na área socioambiental, bem como a realizar auditoria e perícias no setor públicos e privado, atendendo as demandas concretas e urgentes da sociedade contemporânea.
Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.
Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
Fundamentos Básicos da Análise Ambiental; Objetivos e Finalidades; Análise Ambiental: Necessidade e Importância; Objetivos e Finalidades Básicas; O Comprometimento e a Política Ambiental; Avaliação de Políticas Ambientais: Desafios e Perspectivas; Histórico da Avaliação de Políticas; Tipos e Classificações da Avaliação; O Uso dos Resultados da Avaliação; Avaliação de Políticas Ambientais; Agenda 21 Brasileira; Implementação da Agenda 21; Agenda 21 Brasileira em Ação; Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Contexto Brasileiro; Agenda 21 e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Indicadores Propostos Pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS Propostos Pelo IBGE; IDS do Brasil e a Agenda 21 Brasileira.
A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
Consultoria Ambiental: Processos, Princípios e Conceitos; Consultoria Como Processo Interativo; Consultoria: Conceitos e Fundamentos; A Consultoria Ambiental; NBR ISO 10019; Normalização: Conceitos Básicos e Documentos Normativos; Objetivos; Órgãos de Normalização; Certificação e Licenciamento Ambiental: Conceitos, Princípios e Definições; Tipos de Certificação e Selos Ecológicos; Desenvolvimento da ISO Família 14000; ISO/ Comitê Técnico (TC) 207; Escopo; Partes Interessadas; P.D.C.A. e Melhoria Contínua; Requisitos da Norma NBR ISO 14001/96; Demais Certificações (Selos); Rotulagem; Classificação da Rotulagem; Produtos Verdes – Orgânicos; Certificação Florestal; Créditos de Carbono: Conceitos, Fundamentos e Finalidades; Crédito de Carbono: Projetos Brasileiros; Modelo Hackefors para Obtenção de Certificado Ambiental ISO-14.001 em Pequenas e Médias Empresas: Uma Discussão sobre sua aplicação em Empresas Brasileiras; Distrito Industrial e Rede de Empresas; Meio Ambiente e Sistema de Gestão Ambiental; O Modelo Hackefors; Distrito Industrial Fazenda Botafogo; Análise Comparativa: Modelo "Hackefors" Versus Distrito Industrial Fazenda Botafogo.
Contabilidade Ambiental; Conceitos; Ativo Ambiental; Passivo Ambiental; Custos Ambientais; Receita Ambiental; A Contabilidade como Sistema de Informação para o Gestor Ambiental. A Contabilidade e a Gestão Ambiental; Contabilidade, Surgimento e Conceitos; Framework Teórico Sobre Contabilidade e Custos Ambientais; Contabilidade Ambiental; Custos Ambientais; Estudos Sobre Contabilidade e Custos; Contabilidade e Gerência do Meio Ambiente; Contabilidade Básica: Conceitos e Aplicações; A Importância das Informações Contábeis no Processo Decisório; Normas Brasileiras de Contabilidade; Princípios Contábeis; Princípios Fundamentais da Contabilidade e Estruturação Contábil; Mecanismo de Contas; Lançamentos Contábeis; Métodos de Escrituração; Livros Societários e Fiscais; Introdução ao Estudo do Patrimônio; Fatos Contábeis; Aspectos Legais da Escrituração Contábil; A Ideia da Escrituração Contábil como Exigência Fiscal; Perícias Contábeis; Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Problemas e Resultados da Contabilidade Ambiental Nacional; Contabilidade Ambiental Gerencial; Contabilidade Ambiental Financeira; Atividades Operacionais; Descrição dos Eventos Econômicos; Contabilidade e Gastos Ambientais; Ativos Ambientais; Passivos Ambientais; Despesas Ambientais; Custos Ambientais; Evidenciação; Relatórios Ambientais; Demonstrações Ambientais; Indicadores de Desempenho Ambiental.
A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Introdução ao Conceito de Qualidade Ambiental; A Qualidade Ambiental e seus Indicadores; Os Indicadores Ambientais e sua Classificação; Tipos de Indicadores Ambientais; Indicadores para Qualidade do Solo (IQS); Indicadores Físicos; Indicadores Químicos; Bioindicadores Edáficos; Qualidade Do Solo Avaliada Pelo
Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
Introdução ao Estudo da Perícia Ambiental; Perícia e Peritos: Noções Básicas; O Profissional da Perícia; Métodos e Técnicas Aplicadas nas Perícias; Etapas da Perícia Ambiental; A Perícia Ambiental e a Tutela Jurídica do Meio Ambiente; Auditoria Ambiental: Evolução, Conceitos e Objetivos; Organismos Reguladores e Normas de Auditoria; Classes de Auditoria; Auditoria Ambiental; Funções e Tipos de Auditoria Ambiental; Vantagens e Desvantagens; Procedimentos e Etapas; Auditoria Compulsória; Diretrizes para Auditoria Ambiental; Auditoria Ambiental: Um Enfoque Sobre a Auditoria Ambiental Compulsória e a Aplicação dos Princípios Ambientais; Discussões Sobre a Constitucionalidade da Lei Estadual Nº 13.448/2002; Princípios Aplicados À Auditoria Ambiental Compulsória; Princípio da Prevenção; Princípio da Cooperação; Princípio da Informação Ambiental; Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
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Este curso cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 2.143 de 2019
Ajudar a concretizar sonhos é a nossa missão!
Bom dia!!! Já estou com meu certificado em mãos, muito obrigado pelo seu suporte. Fiquei um pouco apreensivo pois precisava pra logo, e tudo deu tudo certo como vocês disseram. Já estou pensando em fazer outra pós.
Aluna: Railda Carvalho
Mais uma vez, muito obrigado pelo meu certificado. Estou feliz pela parceria e esforço de vocês, próxima semana veremos mais uma especialização para eu fazer na Pós FAT.
Aluno: José do Nascimento
Boa noite! gostaria de agradecer o apoio e a parceria. Já enviei meu TCC, aguardando a nota para dar continuidade em outras Pós-graduações. Quero parabenizar a equipe pedagógica pela orientação e força. Consigo ver compromisso e comprometimento do corpo docente e secretaria, demostrando o quanto esta instituição é séria no compromisso de formação do seu corpo discente. E já tema minha indicação para amigos e familiares. Muito obrigada.
Aluna: Andréia Maia Andrade
Estou muito satisfeita em ter recebido meus certificados, tudo com total responsabilidade. Instituição super qualificada, comprometida; profissionais dedicados e eficientes quanto a sanar dúvidas. Suporte durante todo o trajeto dos cursos ( Pós-Graduação em Ensino de Artes e Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva) até a entrega dos certificados. Tudo com agilidade. Parabéns e muito obrigada!
Aluna: Mônica Alves Pereira
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